A guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) muito conhecida como a gabiroba é uma planta da família das Myrtaceae. É uma espécie nativa, mas não endêmica de nosso país, que é vista na Mata Atlântica e no Cerrado. É uma árvore média, varia de 10 a 20 m de altura, dotada de copa alongada e densa. Seu tronco é erguido e com caneluras de 30 a 50 cm de diâmetro com casca fissurada e de cor marrom.
Palmeira de estipe solitário ereto, colunar, acinzentado, podendo atingir até vinte metros de altura, copa crispada e deflexa. Possui folhas grandes de até três metros de comprimento e flores que surgem em cachos durante a primavera até o outono. O seu fruto levemente elíptico, de coloração verde-amarelada, cujo mesocarpo e amêndoa branca oleaginosa são comestíveis. Seu palmito, amargo, é muito apreciado na culinária do Centro-Oeste.
Frutifica em cachos, entre outubro e fevereiro.
Por sementes.
Psitacídeos, principalmente.
Floresta estacional semidecidual e cerradões do Brasil (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), Paraguai e Bolívia.